Mendes Sibara mantém investimentos e trabalha em melhorias no período de crise
Condomínio fechado de casas com prestações a partir de R$ 760 é lançado em Camboriú

Decoração

voltar

Escritório Sarah Penido Arquitetura assina primeira loja da franquia Empório Goiano


12 de agosto de 2015
comentário(s)

Mix de materiais naturais com tons amadeirados e texturas combinados a objetos que lembram as tradicionais casas de caldo de Goiás são as principais características do layout da primeira loja Empório Goiano, que marca o lançamento da franquia, assinada pelo renomado escritório de arquitetura de Florianópolis (SC).

emporio_goiano_4

Trazer o aconchego da casa da avó, a rusticidade do interior de Goiás com um toque de elegância. Esta é a proposta do layout desenvolvido pelo escritório Sarah Penido Arquitetura para a primeira loja da franquia Empório Goiano. Aberta recentemente em Florianópolis, SC, carrega as características marcantes do escritório sem perder a essência das tradicionais casas de caldo de Goiás. A expectativa é abrir novas lojas no Brasil em breve começando pelo estado do Espírito Santo.

emporio_goiano_5

“Trabalhar com projetos comerciais, ainda mais se tratando do desenvolvimento do layout para lojas de uma franquia, requer uma série de pesquisas e planejamento para a exploração dos tipos de materiais que serão utilizados conforme a identidade e a temática propostas; as emoções que o ambiente deve passar, suas inspirações e a criatividade em um todo. Com isso, é fundamental estabelecer um padrão atrativo alinhado ao público que se pretende atingir e que será seguido por nosso escritório para todas as lojas franqueadas. Dessa forma, sendo um espaço único, deve se diferenciar dos demais não apenas pelos produtos que serve ao público, mas também pelo projeto arquitetônico e decoração. Todos os detalhes devem atrair”, explica a arquiteta Sarah Penido.

emporio_goiano_9

Características arquitetônicas da Empório Goiano

O espaço na capital catarinense, de 110 m², chama a atenção logo na entrada. Grandes painéis com fotos de locais representativos de Goiás Velho ajudam a transpor as pessoas para a cidade de Cora Colina. A paleta de cores traz tons amadeirados combinados a peças em cobre – como os utensílios de cozinha pendurados nas paredes, relógios, luminárias e chaleiras – dando uma sensação de aconchego e de bem-estar.

As panelas de ferro onde são servidos os tradicionais caldos – as sopas – ficam dispostas em uma bancada de madeira. Já os tradicionais empadões goianos e bolos de fubá e canela, broa de milho, curau, biscoito de queijo entre outros quitutes podem ser pedidos no balcão da cafeteria. Destaque para o terminal instalado acima da pia revestido em vidro e com fita de LED onde estão dispostas taças e charmosas chaleiras.

emporio_goiano_1

Nos revestimentos a composição foi feita entre as cerâmicas claras utilizadas no chão com o efeito de tijolos a vista nas paredes. Seguindo o mesmo padrão, está o mezanino. A área que pode ser utilizada para encontros e confraternizações comerciais possui seis mesas que mesclam o uso de cadeiras e bancos para melhor aproveitar o espaço. As paredes de vidro dão vista para as fotos de Goiás Velho o que traz a sensação de se estar olhando por uma janela. Para alegrar o ambiente, jogos americanos em chita e vasos com suculentas além de Espada de São Jorge foram utilizados.

emporio_goiano_2

“Uma das principais características do escritório é utilizar um mix de materiais naturais com tons amadeirados e texturas. Nesse projeto em específico houve a sobreposição da madeira com a fórmica além da utilização nas paredes de um revestimento que imita tijolos. Tivemos um pouco de dificuldade para encontrarmos as peças decorativas em tons de cobre, mas conseguimos graças ao mix de parceiros de alta qualidade que o escritório conta em diversas partes do país e o resultado ficou excelente”, ressalta a arquiteta.

emporio_goiano_7

O escritório Sarah Penido Arquitetura também será o responsável por todas as lojas Empório Goiano do país e é responsável pelo layout e obra das lojas da bandeira Fruto de Goiás para as regiões sul, sudeste e parte do nordeste.

“Conhecemos o trabalho do escritório através da franquia Fruto de Goiás. Devido à competência e seriedade da Sarah Penido e de sua equipe, no que diz respeito desde a parte de elaboração do projeto até a execução e acompanhamento da obra, estendemos essa parceria para nossa nova franquia, o Empório Goiano. Estamos muito satisfeitos com o resultado, como sempre ela superou as nossas expectativas”, declaram os sócios proprietários da Empório Goiano Riskala Matrak e Zulmira Matrak.

emporio_goiano_6

Texto: Rotas Comunicação – Assessoria de Imprensa | Fotos: Divulgação


Estudante de Direito que ama escrever. Ligada nas redes sociais e nas tendências de moda e decoração.

Mais posts de Stefany Adriana de Souza

comentário(s)